REFLUXO E A VOZ DOS CANTORES: TUDO QUE PRECISA SABER

Refluxo e a Voz dos Cantores: Tudo que Precisa Saber

Fala galera!

Hoje vamos falar um pouco sobre um grande vilão dos cantores, o refluxo gastroesofágico.

Pensa no refluxo gastroesofágico como aquele intruso chato no seu sistema digestivo. É tipo quando o ácido estomacal decide fazer um retorno surpresa pelo esôfago, alcançando até a boca, garganta e, é claro, as cordas vocais. Esse rebelde pode causar azia, queimação, tosse, pigarro e até fazer você se sentir como se tivesse um bolo na garganta. Para os cantores, é ainda pior, porque pode atrapalhar a qualidade da voz e deixar a performance meio capenga.

Agora, por que os cantores parecem ser mais vítimas desse refluxo do que o resto da galera? Bem, um estudo da Universidade Católica de Roma aponta que a culpa recai no uso intenso e prolongado dos músculos abdominais e torácicos pelos cantores. Essa pressão extra no estômago dá aquela ajudinha para o ácido voltar para o esôfago. Outros culpados incluem hábitos alimentares questionáveis, uns quilinhos a mais, hérnia de hiato e a presença da H. Pylori, uma bactéria não muito bem-vinda.

Como descobrir se você está nessa batalha contra o refluxo? Consulte um médico, pode ser um gastroenterologista ou um otorrinolaringologista, que vai pedir uns exames chatinhos, como pHmetria, manometria, endoscopia e impedâncio-pHmetria. Além disso, seu médico vai dar uma espiada na sua laringe e nas cordas vocais, procurando sinais de irritação, inflamação ou qualquer coisa estranha.

E o tratamento? Vai depender do porquê e da gravidade da bagunça no seu estômago. Medicamentos, como antiácidos e inibidores da bomba de prótons, podem dar uma aliviada nos sintomas e proteger o esôfago. Mas não é só isso, mudar o estilo de vida e os hábitos alimentares também entra na dança. Coisas como não comer na cama, evitar alimentos problemáticos, comer porções pequenas durante o dia e dar tchauzinho para o cigarro fazem parte do pacote.

Resumindo, refluxo gastroesofágico é um problemão que pode estragar a festa dos cantores, mas tem tratamento e prevenção. Fica de olho nos sintomas, procura um médico e segue as dicas. Assim, você vai poder soltar a voz com mais conforto, segurança e qualidade.

Por hoje é isso pessoal, até a próxima!

– ARTIGOS –

CUIDADOS COM A VOZ

A IMPORTÂNCIA DE ALONGAR ANTES DE CANTAR

RESPIRAÇÃO E APOIO DIAFRAGMÁTICO NO CANTO

AFINAÇÃO

VIBRATO

DRIVE VOCAL

5 EXERCÍCIOS PARA AQUECER A VOZ

DICAS PARA GRAVAR A VOZ EM ESTÚDIO

CONTROLANDO O EXCESSO DE PRESSÃO AO CANTAR

COMO ESCOLHER O MICROFONE IDEAL PARA A SUA VOZ

REFLUXO E A VOZ DOS CANTORES: TUDO QUE PRECISA SABER

COMO LIDAR COM O NERVOSISMO, A ANSIEDADE, O MEDO E A INSEGURANÇA QUE PODEM AFETAR O SEU DESEMPENHO VOCAL

Deixe um comentário